
Hoje li um artigo de um blog que acompanho e resolvi transformar o meu comentário em um post.
O artigo fala sobre moda e identidade e me lembrou de uma questão discutida em uma aula de história da moda que estava adormecida nos meus pensamentos - a moda está morrendo morreu!
Mas afinal, o que é moda? Bom, segundo eu mesmo, Moda é um fenômeno sociocultural antagônico à tradição, ou seja, numa sociedade de moda as pessoas se vestem da maneira que querem e não da maneira que devem (pelo menos foi o que eu concluí depois de dois anos estudando história da moda). Isso na teoria, porque o que vem acontecendo é a inversão da moda. Como dito no artigo, as pessoas estão se vestindo da maneira que mandam. As tendências "ditam" a moda? Em um fenômeno que tem a liberdade como essência não pode haver ditadores.
Não sei se meu ponto de vista ficou claro então vamos aos detalhes...
Até o final da Idade Média o mundo vivia em uma sociedade de tradição, onde as pessoas se vestiam da mesma forma que seus semelhantes. A roupa classificava as pessoas. Se naquela época você fosse , por exemplo, um pescador, seu pai seria um pescador, seu avô seria um pescador e vocês se vestiriam da mesma maneira. Com o enriquecimento da burguesia surgiu um dos pilares da moda: o desejo. Até então só quem se vestia com luxo e diversidade eram os nobres e o clero. Mas os burgueses agora tinham dinheiro suficiente para se vestir com tal luxo. Quebraram a tradição e começaram a se vestir da maneira que queriam, não da maneira que deviam. Surgiu, assim, a sociedade de moda, onde as pessoas se vestiam diferentes umas das outras, de acordo com o seu desejo, sem regras.
O que vemos hoje é o inverso disso. As pessoas estão seguindo regras! O que é uma cartela de cores, um caderno de tendências, senão uma legislação do que devemos ou não usar na próxima estação? Há também a segmentação da sociedade em rótulos de acordo com o que vestimos e vice-versa. Se você usa uma calça colorida, um sneaker e um wayfarer é fã do Restart. Se é advogado tem que usar todos os dias a velha combinação "terno e gravata". Aonde fica a liberdade e o desejo nessa história?
E que fique claro, não estou de forma alguma fazendo uma crítica, isso é apenas uma tentativa de abrir os olhos das pessoas pra que não se enganem achando que estão vivendo em um mundo onde existe escolha.
Concordo em gênero, número e grau.
ResponderExcluirMeu pai diz que "moda é coisa pra gente que não tem personalidade" pode ser uma afirmação meio dura demais, mas no fundo no fundo ele tem um pouco de razão!
Concordo com sua opnião do que é moda, mas acho que seria impossível vivermos sem seguir tendências, o legal de toda virada de coleção é o ´´o que vestiremos agora?´´ Temos que girar a economia estamos no séc XXI!
ResponderExcluirExatamente...
ResponderExcluirAntes estiloso era quem seguia as próprias regras e vestia o que sentia vontade, hoje é quem segue a risca as tendências... Não aguento mais ver essa falta de personalidade na moda (estou realmente desmotivada!)